quinta-feira, 1 de julho de 2010

A história não é opcional...

A história de uma pessoa ou de alguma espécie de associação não é opcional para quem deseja vivenciar de verdade a sua vida, uma amizade ou a participação em alguma comunidade.


"O ser humano nasce só uma vez em um ambiente histórico específico, com qualidades históricas específicas e, dessa forma, ele só é completo quando possui uma relação com essas coisas."¹ Como se pode tornar completo se desprezando a nossa história e a história de nossa família, de nosso povo? Conhecer o passado não é simplesmente saber de fatos que já aconteceram, mas é também ter subsídios para a tomada de atitudes no presente e para a valorização da vida e da sociedade.


Não posso dizer que sou amigo ou que possuo algum amigo se não partilho a minha história com ele. E conhecer a história, a vida do outro é carregar um pouco dele dentro de nós. Apesar de toda a distância que pode existir, a pessoa amada sempre estará em nosso coração, porque quando se partilha histórias se dá o que há de mais precioso em nós para o outro, o que já vivemos. Partilhar história é partilhar vida, e só partilhamos a vida com quem confiamos e amamos, por isso amigo que não conhece a vida do outro, sinto muito, por mais que possa ter ajudado, não é um amigo de verdade.


Um ponto que talvez seja um pouco mais polêmico é sobre a necessidade de se conhecer a história da nossa sociedade para que se possa dialogar com a mesma. Para muitos chega a ser fútil o estudo do que já se passou em nosso país, mesmo que seja na história recente. Querem crescer e ajudar um país a crescer sem conhecer a sua história. Não tenho dúvidas que há uma grande chance de ser um fiasco a empreitada de quem se aventura buscando contribuir para o crescimento da sociedade humana desprezando todos os acontecimentos que nos levaram a chegar até aqui.


"Se você cresce sem ligação com o passado, é como se você nascesse sem olhos e ouvidos [e] isso é uma mutilação do ser humano."² Se conhecer, conhecer as pessoas com as quais nos relacionamos e o mundo no qual vivemos não é opcional. Talvez os relacionamentos, as pessoas, a sociedade fossem um pouco menos superficiais se os indivíduos conhecessem a sua história.


Se você deseja viver de verdade, se descubra, perceba o que você já viveu. Se você que ter um relacionamento profundo com alguém partilhe sua vida e conheça o que ele já viveu, deixe que os outros levem um pouco de você, mas que também carregue um pouco dos outros, de suas histórias. Se você quer fazer desse mundo um lugar melhor, conheça o mundo, a sociedade na qual você vive para a partir daí poder realmente ajudar o ser humano a se desenvolver. A história não é opcional para quem deseja viver e ser protagonista.



¹ Jung, The Houston Films


² ibid.

Um comentário:

  1. Olá!

    Muito boa postagem, a riqueza de referências é fantástica...rs...e sua conclusão perfeita:"Se você que ter um relacionamento profundo com alguém partilhe sua vida e conheça o que ele já viveu, deixe que os outros levem um pouco de você, mas que também carregue um pouco dos outros, de suas histórias. "
    PARABÉNS CONFRADE!

    ResponderExcluir