segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Letras e Vidas



As letras são códigos indispensáveis para a transmissão de todo o conhecimento humano, o interessante é que sendo apenas uma letra, em raríssimas ocasiões ela possui um significado relevante.


Letras foram criadas para formarem sílabas, palavras e frases e assim transmitirem, mesmo que parcialmente, o que foi descoberto e aprendido, o que foi sentido e o que foi dito, os encontros e os desencontros.


Tanto poder há em um texto, vidas são tiradas, empregos conquistados, esperanças reencontradas. Transmite-se alegrias e tristezas, sonhos e pesadelos, semeia-se paz e discórdia, simplesmente por algumas letras que se reuniram e formaram palavras, palavras formaram frases, frases formaram parágrafos.


O único sentido da existência das letras é se unirem para formarem estruturas maiores, que possuem significados.


Da mesma forma é o ser humano nasceu para que em sua pequenez participe de estruturas superiores, que possuem sentido e significados nobres. Os homens são as letras com as quais quis Deus permitir que diferentes mensagens sejam dirigidas ao mundo, e do mundo a Ele.


Nascemos para participarmos de estruturas maiores do que nós mesmos! Enquanto estamos sozinhos pouco fazemos, mas reunidos em famílias, em comunidades quanto sinergia há! Realmente a soma das partes é inferior ao todo, uma família seja de três ou dez pessoas é uma família que transmite mensagens de amor, paz, harmonia que supera qualquer mensagem que possa ser vivida individualmente. Um povo reunido é capaz de escrever e construir um mundo diferente.


É preciso que muitas coisas sejam ditas à sociedade atual para que se devolva a esperança de dias melhores a tantos que já vivem sem um horizonte. E essa mensagem é escrita, quando as letras, as pessoas, estão no lugar correto, formando sílabas e palavras, que são capazes de mostrar que é possível encontrar um lugar, o nosso lugar.


Que nós consigamos nos organizar para que as nossas vidas não sejam sem sentido, mas que unidos a tantos outros transmitamos, escrevamos, essa mensagem de Amor e paz que o mundo tanto precisa: o que é importante não é o que produzimos, ou quanto prazer podemos dar ou receber, que o importante é descobrir quem somos, o nosso valor, e que mesmo sendo únicos somente vivendo juntos as nossas vidas tem sentido e o seu verdadeiro valor.

2 comentários:

  1. eita... como sempre enigmático, misterioso, analítico e profundo! tenho orgulho de ser seu amigo; as vezes seu inverso, outrora seu verso! hehee.. abraços. saudades!

    ResponderExcluir
  2. eita... como sempre enigmático, misterioso, analítico e profundo! tenho orgulho de ser seu amigo; as vezes seu inverso, outrora seu verso! hehee.. abraços. saudades!

    Pedro Júnior, (SJ-?)rs.

    ResponderExcluir