quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Desabafo


É assustador o tamanho da mediocridade de muitos católicos. É impressionante a incapacidade de analisarem o quadro social e político atual no Brasil como cristãos autênticos.
Primeiramente é importante que se tenha em vista quais são os valores imprescindíveis para se ser cristão. A regra é o que ensina o Sagrado Magistério da Igreja, sobretudo a partir da Sagrada Tradição e da Sagrada Escritura. E qual ensinamento é esse? Tudo passa pelo amor e o temor a Deus.
Amando e temendo a Deus acabar-se-á por cumprir uma das regras de ouro do Santo Evangelho, "tudo aquilo que quiser que os outros te façam, faça você mesmo a eles". Mas não se trata de simplesmente fazer a vontade do outro. É preciso ter em vista que o que eu verdadeiramente desejo, mesmo que inconscientemente, é que os outros me façam o melhor para o meu crescimento e não saciem a minha vontade e meus anseios, que pode ser muitas vezes egoísta e hedonista. Com isso o que se deve fazer ao próximo é o que é necessário para a sua edificação e santificação.
Infelizmente fazer o que é necessário está fora de moda em nome de praticar o que é "politicamente correto", em nome de um pseudo amor e respeito humano permite-se que as pessoas se enveredem por um caminho de morte, afinal de contas cada um tem o direito de fazer o que deseja para a sua vida.
O livre-arbítrio garante esse direito, mas aqueles que tem consciência dos erros e desvios do seu próximo, de sua comunidade, não têm o direito de se calarem, sobretudo se forem católicos, afinal de contas aonde está a missão e a evangelização, trancados e amordaçados em um "farisaísmo", em um "túmulo caiado"?
O que muitos não entendem é que não há distinção entre o estar na Igreja e o estar no mundo, com as devidas peculiaridades, em todos os ambientes é preciso dar testemunho da presença de Cristo, e por sinal, muitas vezes essa presença vai mais incomodar, mas irá fazer o que é necessário.
Com isso um cristão não pode simplesmente votar em um candidato por ele ter os melhores resultados na área econômica. Padre Dehon ensina que "o verdadeiro progresso é a dignidade humana", com isso aqueles que insistem em extirparem da sociedade brasileira toda a moral católica não estão servindo ao povo brasileiro, mas sim a ideologias e partidarismos que já mataram milhões de pessoas em todo o mundo.
Os católicos, em um bom número, já se esqueceram da transcendência e se fixam apenas na imanência. Indicadores econômicos, geração de empregos, criação de vagas universitárias, tudo isso passou a ser superior a Jesus Cristo. Muitos se esqueceram do que Jesus disse a Pilatos, "o meu Reino não é desse mundo", realmente o Reino de Deus não é desse mundo que prega a cultura da morte, a união civil e a adoção de crianças pelos homossexuais, a proibição dos símbolos religiosos em lugares públicos, isso é tudo, menos o Reino de Deus.
Muitos já se esqueceram de como os primeiros cristãos deram testemunho do Reino de Deus, não foi dobrando os seus joelhos diante dos romanos, da sua cultura e religião, mas derramando o seu sangue, apesar de todo o progresso que os romanos levaram através de sua engenharia para as cidades por eles dominadas os mártires "agarram os bens que não passam".
O que dizer? O ensinamento de Parmênides é mais atual do que nunca, "o homem é a medida de todas as coisas", o que se pode esperar de quem pensa assim? Resta-nos a promessa de nosso Senhor de que as portas do inferno não prevalecerão, e basta isso, porque a vitória que os nossos olhos não vêem, o nosso coração sente, "em Cristo somos mais do que vencedores" e quem perseverar até o fim verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário